Flores e Chuva – Botritis na mira!

A quase totalidade das mais graves doenças que afectam a planta de mirtilo na região norte e centro de Portugal tem o seu período crítico entre os meses de Março e Junho.

Os fungos causadores das doenças fomopsis,  pitium, phytophtora, antracnose e botritis, só para mencionar os fungos mais agressivos e que mais problemas têm trazido ao mirtilo, têm, na Primavera, as condições mais propícias para a sua instalação e causar danos.

São as temperaturas amenas, considerando como temperatura mínima indicativa os 10ºC, e a chuva, quer molhando as folhas e ramos, quer elevando a humidade do solo, que levam à propagação do fungo, a sua reprodução, infecção e, por consequência, o aparecimento de danos nas plantas.

Alguns destes fungos, sobretudo os que atacam as raízes ou jovens ramos, podem provocar a morte da planta ou de muitos ramos, outros, de forma direta ou indireta, podem levar a uma drástica redução da produção, por exemplo, levando ao apodrecimento de flores.
http://www.agriminho.wordpress.com
Agora que os mirtilos estão em floração é muito importante vigiar as condições climatéricas e a sua influência nas flores. A ocorrência de chuva pode justificar a intervenção com fungicidas, para controlo da botritis.

Em todo este período o mirtilo está também muito exposto à fomopsis, o que pode levar a que dois ou três meses mais tarde se comece a ver o aparecimento de ramos secos, ou ramos verde murchos subitamente (sobretudo quando se aproximar o Verão).

Aonde os técnicos da AGRIMINHO diagnosticarem a presença de infecções primárias, ou elevado risco de ocorrerem infecções, podem vir a ser recomendadas aplicações de fungicidas também para evitar a propagação da doença.

As aplicações de fungicidas devem ser realizadas logo que indicado, nem antes nem depois do momento ideal.

http://www.agriminho.wordpress.com

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s