Pequenos Frutos

Sendo a cultura de pequenos frutos – mirtilo, framboesa, kiwi arguta, amora, goji, groselha e camarinha – das opções mais rentáveis, mas também de dispendiosa instalação, a optimização de custos não é conseguida por pequenos empresários.

Para resolver esta situação a AGRIMINHO, sediada em Ponte da Barca, decidiu especializar-se na prestação de serviços de plantação de pequenos frutos, optimizando assim equipamentos e recursos, possibilitando aos pequenos produtores preços e condições só conseguidos pelos grandes empreendimentos.

Além da solução “chave na mão”, em que se responsabiliza pelo fornecimento de todos os meios de produção e serviços necessários à instalação destas culturas, a AGRIMINHO apresenta propostas especializadas na área do projecto de rega, levantamento topográfico, piquetagem por meio de GPS, venda e instalação de plantas, sistemas de suporte, estufas e abrigos bem como plantas.

mirtilo amora-51.jpg

Anúncios

58 thoughts on “Pequenos Frutos

  1. Bom dia,
    Tenho terreno em Mirandela e gostaria de iniciar uma produção de pequenos frutos.
    Gostaria de ter informações desde as características de cada fruto bem como os investimentos a fazerem.

  2. Vivo no Alentejo ( perto de Alcacer do Sal ) e gostaria de saber, antes de mais, se é possível produzir pequenos frutos nesta zona. Possuo um terreno com 5 hectares arenoso. Cumprimentos

  3. Tenho terreno na zona de Almeirim e gostaria de saber que variedades de Framboesas poderia cultivar na minha zona, onde comprar as plantas e onde vender os futos

    • Na região em questão deverá optar por variedades remontantes ou então por um sistema anual de produção com plantas “long cannes” não remontantes artificialmente vernalizadas. Por contacto telefónico poderemos tentar auxiliar na escolha.
      A Agriminho representa as melhores variedades e os melhores viveiros europeus, podendo auxiliar a sua exploração.

  4. Boa Tarde antes de mais gostaria de agradecer a vossa disponibilidade, tenho varias questões a fazer sendo que tenho um terrenho em Barcelos situado ao lado de um pequeno riacho gostaria de saber que fruto de daria mais nesta zona e qual me traria mais lucro..Agradecido

  5. Boa noite. Eu gostaria de iniciar uma plantação de maracujá roxa no concelho de barcelos e gostaria de saber se consideram essa uma boa opção e se caso fosse conseguiriam ajudar a encontrar um comprador. Com os melhores cumprimentos joão.

    • Cumprimentos
      O maracujá roxo é uma excelente cultura razoávelmente adaptada à região.
      COntudo, as variedades existentes têm alguma dificuldade em completar a maturação total de todos os frutos gerados, pois têm ciclos demasiado longos.
      Por este motivo, e pela experiência, aconselhamos a que a cultura, a ser feita nesta região, seja feita em abigro, macro túnel.
      A venda da fruta é garantida, dada a escassez de oferta para a procura nacional existente.

      • Boa Tarde. Caso decida avançar com o projeto existe a possibilidade de auxiliarem na procura por um comprador do fruto.

        Com os melhores cumprimentos João.

  6. boa tarde eu sou da guarda estou a pensar em fazer um progeto de jovem agricultor mas tenho algum receio!eu tava a pensar em morangos em semi hidroponia sera que me podem aconselhar?agradeco uma resposta

    • Cumprimentos
      A produção em hidroponia tem que ter uma justificação, para se justificar em relação à produção no solo. Doenças no solo, ausência de solo, ou custos do solo e estufas muito elevados.
      Para que na guarda este tipo de produção seja interessante é necessário saber se a época em que a fruta vai amadurecer é a mais conveniente. Isto é, se os preços não serão muito baixos, ou se querendo produzir no inverno não terá que instalar iluminação e aquecimento artificial.
      Cremos que é algo arriscado.

      • mas então não me poderiam dar umas ideias do que posso plantar. como tenho uma cooperativa que me escoa o morango por isso eu falei no morango.sim aqui e muito frio e o preço compensa e no inverno.

  7. Boa tarde,

    Sou natural de Chaves e tenho em vista fazer um projecto agrícola ao abrigo das ajudas ao jovem empresário agrícola. Tenho um terreno de 2 hectares, com água e luz. A questão é: qual seria a melhor cultura para esta zona (morangos?framboesas?amoras?) sendo fácil escoar o produto.

    Como deve de imaginar, para além desta questão tenho muitas mais, as quais gostaria de as fazer, caso fosse possível, no vosso espaço em Ponte da Barca.

    Obrigado pela ajuda.

    Os melhores cumprimentos

    • Cumprimentos
      Realmente o ideal seria recebê-lo nas nossas instalações, onde poderemos dar os esclarecimentos da forma mais personalizada e completa.
      Chaves tem alguns potenciais, mas restrições também, para a cultura de pequenos frutos, tudo dependerá, sobretudo, das áreas que tem disponíveis.

  8. Olá
    Gostaria de obter mais informações sobre a viabilidade e necessidades para o cultivo de pequenos frutos no interior do Alentejo.
    Que variedade será a mais indicada ?
    Também gostaria de ter alguma ideia sobre a forma de escoamento e sobre a rentabilidade da produção.

    Obrigado

    • Cumprimentos
      Em primeiro lugar há que ter consciência que o Alentejo interior é muito grande, para se poder generalizar. Porém, algumas regiões têm aptidão para a produção de toda a espécie de pequenos frutos mais comuns, escolhendo as regiões mais frias ou mais amenas, caso a caso, de acordo com o micro clima.
      O maior desafio são as temperaturas de verão, que obrigam à escolha de variedades bem adaptadas e sistemas de arrefecimento e sombreamento.
      Portanto, é impossivel fazer uma recomendação uma vez que as oportunidades são imensas.
      Existem inumeras empresas dedicadas ao escoamento desta produção. O importante é, ou ter dimensão ou associar-se.
      Estamos ao dispor para contactos mais detalhados caso necessite.

  9. Boa tarde
    Tenho terreno de 5ha em Ferreira do Alentejo e gostaria de implementar um PDR de jovem agricultora. Tenho já uma cultura em mente (figo da índia), mas gostaria de adicionar uma 2ª cultura utilizando um pequeno fruto. Não faço ideia qual a melhor para esta região. Se puderem ajudar-me, agradeço!

  10. Boa tarde estou a pensar em fazer uma plantação de mirtilo e framboesa na terra do meu pai em Montalegre no parque nacional penada geres e gostaria de saber visto que há variedades de mitilo e framboesa quais são as mais indicadas para este tipo de clima porque de verão e um bocado quente e de inverno e ligeiramente frio e como de futuro iria esgotar o produto. pertendo fazer um investimento sem financiamento do estado por isso que gostaria que me desse algumas dicas.
    Atenciosamente
    jose Manuel

    • A não ser que a plantação seja de nível doméstico, não vemos razão para não beneficial do apoio do PDR2020.
      Todas as cultivares de mirtilo tipo “norte” e todas as de framboesa se adaptam à região que refere.
      A plantação de framboesa será em estufa ou, ao ar livre?
      Para melhor esclarecimento não hesite em contactar-nos e marcar uma reunião gratuita.
      tel. 258488341

      • boa tarde desde já um muito obrigada por ter respondido e irei entrar em contacto para saber mais do apoio do pdr2020

        Com os melhor comprimentos
        jose Manuel

  11. boa tarde estou a fazer uma experiência com uma pequena plantação de goji na zona de Figueiró dos vinhos, os resultados que tenho tido tem sido animadores, mas gostava de saber se é uma cultura com potencial de rentabilidade, muito obrigados.

    • Cumprimentos
      O goji adapta-se bem ao nosso país, sobretudo aos locais onde haja frio invernal superior a pelo menos 600horas.
      Mas onde a humidade não seja excessiva no período de maturação, onde o risco de doenças dos frutos aumenta.
      A competição de produção oriunda da República Popular da China é grande, no que ao goji desidratado diz respeito, pelo que a unica oportunidade de negócio se faz com o goji fresco. Há compradores interessados, mas a procura ainda é cautelosa, perante uma oferta crescente.

  12. boa tarde, tendo em conta que possuo uma area agrícola pequena , cerca de meio hectare, pensei na hipotese da cultura da phisalis, ainda não tenho projecto feito pois ando a estudar essa hipotese. sou de V.N.Famalicão. acham que poderá ser viavel apostar nesse fruto e se é possivel agendar uma reunião para começar a dar andamento ao processo de candidatura e qual o acompanhamento possivel da Vossa parte.
    obrigada
    manuela carvalho

    • Cumprimentos
      A área é pequena. E o fruto, apesar de interessante pode ter dificuldades quanto ao escoamento, sobretudo se a produção for feita sem estufa.
      Tudo passará pela estratégia comercial.
      Não hesite em marcar uma reunião pelo Telf: 258 488 341 Tlm: 96827 17 30.

  13. boa noite gostaria de saber a que zona pertenco norte ou sul a minha zona e no fundao cova da beira e quais as variadades de mirtilhos que devo plantar tenho 7000m para plantar e quantas plantas leva esse mesmo terreno

  14. boa noite, vivo no alentejo litoral estava a pensar em fazer um pomar de varios frutos tropicais desde maracuja, goiaba, manga, e abacates gostava de saber quais as melhores variadades.
    cumprimentos edgar

    • Cumprimentos
      Excepto no caso do maracujá, em que temos oferta de variedades muito produtivas e interessantes, não temos experiência com as demais tropicais.
      Recomendamos que contacte a Machamba da Ria, em Tavira, onde existe grande planação destas frutas e os responsáveis são muito experientes.

  15. Boa tarde,

    Gostaria de ter a vossa opinião se uma área de 600m2 seria rentável a instalação de cultura de framboesa ou mirtilo?
    Penso pelo que me informei que a framboesa se adapará melhor ao local visto o solo ser mais alcalino.
    Será viável com esta área beneficiar de apoios?

    • Cumprimentos
      A área é tão pequena que não parece ser interessante ou motivadora a cultura de nenhum desses frutos.
      Em termos de rentabilidade cremos que o mirtilo, por ter um investimento menor, poderá ser mais agradável, em compensação, se o solo é alcalino só deve considerar a opção de cultura em vaso.
      Por outro lado, a framboesa começará a produzir em 3-6 meses após a plantação, e se bem trabalhada no mercado local pode ser gratificante.

  16. Boa noite,

    Estamos a pensar começar com uma plantação de mirtilos ou framboesa mas o único terreno agrícola disponível que temos corresponde apenas a 4000 m2. Será rentável a plantação de uma área tão pequena? Gostaria de saber se acham viável a transformação de um terreno florestal que temos com cerca de 3 hectares para este efeito. Tem o inconveniente de ter um declive muito acentuado e de estar, neste momento, cheio de eucaliptos e austrálias.

    • Cumprimentos
      Não é viável uma área de 4mil m2, a não ser que essa área seja já um quintal totalmente infra-estruturado, nesse caso pode ter interese como complemento dos tempos livres e da renda da família.
      Uma área inclinada nunca é uma boa opção. deve investir onde o nosso dinheiro tem mais hipóteses de frutificar, e não será nas piores condições de relevo.

  17. Bom dia
    tenho terreno agrícola disponível com cerca de 1hectar zona norte, gostaria de saber se é viável a elaboração de um projeto para o cultivo de mirtilos e kiwis com a vossa ajuda e qual o valor total “aproximado” para a realização do projeto.
    Obrigado

    • Cumprimentos
      A nossa empresa poderá prestar-lhe todo o apoio na área de elaboração de projecto, redação de candidatura e também na instalação.
      Aconselhamos a que nos contacte telefonicamente a fim de marcar reunião, através do 919056253, por exemplo.
      Chamamos a atenção para o facto de uma área de 1ha ser muito reduzida e, além disso, mais dificil e menos viável se torna se a área for dividida por duas culturas!

  18. Boa noite, tenho um terreno em terras de Bouro com cerca de 1.2 hectares e estou interessado em fazer uma plantacao. Tinha a ideia do maracujá ou das limas.
    O terreno tem bastante humidade. Daí as minhas duvidas

  19. Boa noite,
    Tenho cerca de 2 hectares de terreno na freguesia de Salto, Montalegre, situado no limite do concelho de Vieira do Minho, já pensei numa plantação de frutos vermelhos, mirtilos ou framboesa, gostaria de ter a vossa opinião acerca. Será viável?
    Obrigado

    • Cumprimentos
      Na zona em que se encontra só o mirtilo nos parece minimamente adequado. Em virtude do frio da região a framboesa não será, certamente, uma boa escolha.
      Porém, a adequação não depende, apenas, da localização geográfica, mas também das condições concretas do seu terreno. Por assim ser, aconselhamos que nos contacte diretamente, para uma consulta e visita técnica.
      Tlf: 258488341 934407657

    • Cumprimentos
      A decisão deve ponderar muitos aspectos desde, por exemplo:
      1 – Mercado de destino? (local/exportação);
      2- Capital disponível?
      3 – Área disponível?
      4 – Disponibilidade de tempo e mão de obra.
      5 – Conhecimentos?
      6 – Capacidade de arriscar.

      Para uma consulta gratuita não deixe de nos contactar e fazer uma visita ao nosso escritório.

  20. Boa tarde.
    tenho um terreno com 2 hectares na freguesia da Esperença,conselho de Arronches,Portalegre.
    Posso cultivar franboesa outro pequeno fruto nesse terreno, com estufa ou sem.
    Muito obrigado.

  21. Tenho um terreno florestal de 7 hectares em Cortegaça distrito de Aveiro relativamente perto do mar. Não tem água de poço. É possivel fazer alguma plantação de pequenos frutos vermelhos ou Kiwis?

    • Cumprimentos
      Cortegaça é uma região com bom potencial para a produção de pequenos frutos, em resultado do seu clima ameno e relevo não excessivamente acidentado.
      Sugerimos que tenha a gentileza de marcar uma reunião connosco para melhor podermos dar o nosso conselho. Tlf: 258488341 934407657 agriminho@gmail.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s