Falsos agrónomos dão consultoria agronómica…

De acordo com o dicionário de Português da Porto Editora, Charlatão é “Pessoa que, ostentando méritos ou qualidades que não possui, explora acredulidade pública.”

A palavra pode parecer muito forte, porém, como poderemos definir aqueles que, mesmo sem má fé, tendo como experiência ter feito uma plantação, muitas vezes falhada, ter sido apanhador de fruta emigrado, ou feito um curso de instalação de culturas de uma manhã, quanto muito de um Sábado, se apresentam como consultores em plantações de pequenos frutos.

Pessoas que tendo o 9º ano, o 12º, quanto muito uma eventual frequência sem conclusão de algum curso ou mestrado em agronomia, são chamadas de engenheiro, sem o corrigirem, e nem sequer poderem assim ser chamadas, ao menos, pelo mérito comprovado?

Grande parte do trabalho da AGRIMINHO tem sido o aconselhamento à reconstrução e reestruturação de plantações de pequenos frutos!

Tantas pessoas desiludidas com as suas plantações, sem soluções crentes em quem, na verdade, não as pode ajudar é, mesmo para nós, motivo de frustração e desânimo.

Existe um denominador comum nestes empreendimentos com GRAVES carências no arranque do projecto:

– A plantação foi feita sem o aconselhamento de um engenheiro agrónomo dedicado à exploração.

Os empresários agrícolas, sobretudo os jovens agricultores NÃO devem tentar fazer sozinhos os seus projectos de Pequenos Frutos, nem mesmo projectos de rega. Área na qual temos visto, também, graves problemas de sub dimensionamento, e prováveis lucros imorais a quem os realizou (ler a posição da Ordem dos Engenheiros ordem-dos-engenheiros-projectos-de-rega).

1€ gasto em consultoria de um Engenheiro Agrónomo significa, de certeza,  ganhos 10 vezes superiores.

Assim, recomendamos, se realmente procura o sucesso:

1 – Não falte a nenhuma formação, seminário ou palestra sobre o tema da sua exploração

2 – Especialize-se. Mais vale produzir apenas uma cultura, mas muito bem, do que duas ou três mediocremente.

3 – Leia livros e revistas da especialidade.

4 – Não poupe na qualidade dos materiais e das plantas.

5 – Consulte-se, CONTRATUALMENTE, com ENGENHEIROS AGRÓNOMOS.

Apenas estes são PROFISSIONAIS, e realmente estão habilitados a ajudar a sua exploração a ter sucesso.

Se não estiver a trabalhar com um AGRÓNOMO, e algo correr mal, não pode responsabilizar o seu consultor, a responsabilidade é, sempre sua.

Temos a certeza que todos sabem… do que estamos a falar.

Com alguma tristeza é a AGRIMINHO, provavelmente, a empresa de consultoria agronómica do noroeste de Portugal especializada em Pequenos Frutos com mais engenheiros agrónomos nos seus quadros, neste momento 5. É pena que assim seja… Devia haver muitas mais!

cuidado mirtoframboesa

2 thoughts on “Falsos agrónomos dão consultoria agronómica…

Deixe um comentário